Quem sou eu

Minha foto
Formado em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi. Terapeuta especializado em terapia com cristais (cristaloterapia) há mais de oito anos. Ministra cursos e palestras sobre Cristais.

terça-feira, 26 de abril de 2011

O aspecto energético e a saúde integral.

O conceito de saúde integral está cada vez mais em pauta nos meios de saúde. Em diversos artigos se fala sobre a importância de se cuidar da saúde como um todo, deixando de lado a visão fracionada do ser humana que reinava até bem pouco tempo atrás.
Através dessa mudança de paradigma muitas pessoas sabem da importância de ser olhar o ser humano como um ser bio-psico-social, conceito este utilizado pelo OMS. Assim muda-se a necessidade de se cuidar apenas do corpo físico para uma visão mais abrangente que abarque os aspectos sociais, emocionais e até espirituais.
Porém o que me surpreende é que muita gente esquece que existe mais um aspecto existente nos seres humanos que é negligenciado, que é o aspecto energético. O lado energético muitas vezes é a causa ou um fator agravante de diversas patologias. O bom funcionamento do chakras e dos canais de energia do corpo (nadis e meridianos) são de fundamental importância para a saúde integral dos seres humanos.
O que acontece é que muitas técnicas que trabalham com os aspectos energéticos dos seres humanos são mistificadas e muitos "profissionais" que trabalham com essas técnicas gostam de mistificar ainda mais para tirarem proveito seja econômico ou para inflar seus egos.
A verdade é que as técnicas sutis não são místicas, apenas necessitam de profissionais que saibam explicá-las e colocá-las da maneira que elas realmente são para que assim possam ser utilizadas por um maior número de pessoas e desta maneira preencher uma lacuna que existe dentro da área da saúde que não olha para esse aspecto do ser humano tão importante quanto qualquer outro.
A terapia com os cristais é uma destas técnicas que pode auxiliar no equilíbrio energético do ser humano, assim como os florais de Bach, a cromoterapia, a própria acupuntura (desde que aplicada por quem realmente entenda o que ela representa), entre outras. Todas essas são técnicas podem e devem ser enquadradas nos meios de saúde, pois assim irão auxiliar e acelerar o processo de cura de muitas pessoas.  E assim poderemos fazer valer o termo "integral" tão buscado nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário